Nacional

 

Cooperação com grupos de pesquisa e laboratórios

O PROFGEO mantém cooperação entre grupos de pesquisa e laboratórios que possuem temas e questões de investigação em comum, como é o caso do Ensino de Geografia, a Educação Ambiental, a Educação do campo, as Novas Tecnologias de Ensino, a Formação Docente, as diferentes linguagens e os processos inovadores de ensino-aprendizagem.

 

Cooperação com a Educação Básica

As atividades e projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes do PROFGEO são realizados em parceria com a Educação Básica, potencializando as perspectivas de dialogicidade entre Universidade-Escola, Escola-Universidade, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da educação brasileira.

 

Cooperação com órgãos e entidades de ensino e pesquisa

Além do intercâmbio que se estabelece entre as instituições associadas que compõem a Rede Nacional do PROFGEO, cada uma das instituições de ensino mantém convênios com outras instituições, órgãos e entidades de ensino e pesquisa, com quem estabelecem parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, estreitando-se os laços com suas comunidades e áreas de influência.

 

Internacional

 

Cooperação com instituições internacionais

A Rede Nacional do PROFGEO possui convênios firmados com a Universidad de La República (UDELAR), do Uruguai, responsável pela participação recíproca de estudantes e professores em cursos e seminários conjuntos, realizados periodicamente em ambas as instituições. Assim como os convênios firmados pelo CAPES PRINT, programa de internacionalização da CAPES, no qual cinco docentes vinculados ao PROFGEO participam do Projeto Memória e Tecnologias, junto às universidades de La Havana (Cuba), Pablo de Olavide (Espanha), Minho (Portugal), Le Mans, Grenoble e Aix-Marseille (França), Cologne (Alemanha), entre outras.

 

Projeto de extensão “Fala professor(a)”

O projeto de extensão “Fala professor(a): formação continuada em Geografia - entrelaces entre a escola e a universidade” envolve a parceria com professores de distintas instituições do Brasil e da América Latina. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação de professores que atuam no contexto amazônico a partir da construção de momentos formativos voltados para professores e estudantes das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Os encontros são realizados de forma remota por diferentes plataformas.

 

Laboratório Virtual de Formação de Professores (LABORVIR)

O Laboratório Virtual de Formação de Professores (LABORVIR) é um projeto vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE/UNILAB), que tem como principal objetivo oportunizar a formação inicial e continuada de professores e alunos dos cursos de licenciaturas no Brasil e na África, a partir da oferta de cursos de formação em rede colaborativa de professores das universidades públicas brasileiras. As ações formativas são desenvolvidas em ambiente virtual.