Memória e identidade em comunidades remanescentes de quilombos da Amazônia Tocantina Paraense

O projeto de pesquisa coordenado por docentes do PROFGEO “Cartografia social e práticas educativas: memória e identidade em comunidades remanescentes de quilombos da Amazônia Tocantina Paraense” estuda a memória e a identidade de remanescentes quilombolas dos municípios de Baião, Cametá e Mocajuba, localizados no baixo curso do rio Tocantins, no nordeste do estado do Pará. Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, o projeto realiza trabalho de campo em escolas quilombolas, fazendo entrevistas semiestruturadas, fotografia e filmagem com os moradores, estudantes e docentes. A iniciativa visa construir material cartográfico e vídeos de apoio a processos formativos escolares valorizando a história e a cultura dos afrodescendentes desta região e fortalecendo os vínculos de pertencimentos com seu território. O processo de automapeamento dos territórios quilombolas, associados ao registro por meio de vídeos da memória e saberes dos sujeitos das comunidades, volta-se para intervir na construção de um currículo escolar e práticas educativas que possibilitem aos estudantes quilombolas do ensino fundamental, em particular, a reconstrução de suas identidades por meio da educação escolar.