Atividades formativas com docentes de escolas quilombolas

Docentes do PROFGEO, por meio de projeto de pesquisa, desenvolvem atividades formativas com docentes de escolas localizadas em comunidades quilombolas do município de Cametá, voltadas para o reconhecimento e valorização da memória e da identidade de remanescentes quilombolas. A iniciativa busca atuar na reconstrução e ressignificação de currículos escolares, projetos político-pedagógicos, experiências de práticas educativas e produção de material didático-pedagógico de escolas quilombolas do município, utilizando os saberes presentes na memória dos moradores, estudantes e docentes do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Como resultado da ação, o projeto pretende construir material cartográfico e vídeos de apoio a processos formativos escolares, intervindo na construção de um currículo escolar e práticas educativas que possibilitem aos estudantes quilombolas a reconstrução de suas identidades e, aos docentes, base teórico-metodológica para a efetivação das orientações previstas na Resolução CNEE/CEB na 08/2012 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola na Educação Básica e Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade de ensino da História e Cultura da África e Afrobrasileira nas escolas de educação.

Ciência do Solo em foco

O projeto “Ciência do Solo em foco”, coordenado por docentes do PROFGEO, é destinado ao estudo e a disseminação da ciência do solo no país, sendo um importante instrumento para que a sociedade tome consciência do valor do solo como recurso natural e compreenda o solo como um componente fundamental do ecossistema terrestre. Nesse contexto, o projeto prevê a elaboração de materiais didáticos, como vídeos e bancos de amostra de solo, com o intuito de ampliar a formação científica e aprimorar o ensino desta ciência no ensino superior e na rede básica de ensino.