1. Disciplinas obrigatórias

 

Epistemologia do ensino de Geografia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Fundamentos Epistemológicos do Conhecimento e da Pesquisa no ensino de Geografia: ciência e produção do conhecimento; conhecimento e pesquisa em Geografia; conhecimento e pesquisa em ensino de Geografia. As Correntes Geográficas e o ensino de Geografia: pensamento geográfico e sua história; concepções teórico-metodológicas da Geografia e seu ensino. As Múltiplas Racionalidades e o ensino de Geografia: a racionalidade técnica e o ensino de Geografia; a racionalidade pedagógica e o ensino de Geografia. Os Conceitos Geográficos e a Epistemologia da Prática: conceitos e categorias da Geografia; epistemologia e ensino de Geografia no currículo escolar; tendências recentes do pensamento geográfico no ensino.

 

Metodologias do Ensino da Geografia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Alternativas teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia. As linguagens para o ensino de Geografia. Aprendizagem e proposições metodológicas para a construção de conceitos. Metodologias ativas e ensino de Geografia.

 

Seminários de Projetos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Compreende atividades teórico-práticas para o planejamento, a elaboração e a apresentação do Trabalho de Conclusão do PROFGEO; Concepções e diretrizes para a produção e apresentação do Trabalho de Conclusão; Elaboração do projeto para o Trabalho de Conclusão; Organização do Exame de Qualificação e da apresentação do Trabalho de Conclusão.

 

Seminário Integrador (4 créditos, 60 horas))

Ementa: Conjunto de atividades que visam oportunizar a formação atualizada e dinâmica do estudante-educador tais como: palestras, participação em eventos, publicações, entre outras atividades definidas pelos colegiados das instituições associadas.

 

2. Disciplinas optativas

 

Análise e Produção de Material Didático em Geografia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Desenvolvimento de projetos de materiais didáticos voltados para aplicação de atividades educativas em Geografia, como: maquetes, fotografias, vídeos, equipamentos e utensílios que facilitem o processo didático-pedagógico da área de Geografia, textos didáticos e jogos no meio analógico e digital, voltados para o ensino fundamental e médio. Novas tecnologias educacionais.

 

Educação Ambiental e Sustentabilidade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Crises e Paradigmas na Transformação da Natureza na Modernidade: crise civilizatória e as heranças da modernidade; o papel da natureza no modo de produção capitalista; ordem, desordem e alternativas de sustentabilidade na Educação Ambiental do Séc. XXI. Bases Filosóficas para uma Educação Ambiental Crítica: origens e contribuições da Ecologia Profunda para o pensamento ambiental; a inserção do pensamento sistêmico na Educação Ambiental crítica; a dimensão política da educação ambiental e os discursos do desenvolvimento. Do Discurso à Práxis: os desafios para a construção de uma Educação Ambiental transformadora: a Educação Ambiental vista por fora: documentos, políticas e tendências atuais da Educação Ambiental; princípios para a construção da sustentabilidade no território; a Educação Ambiental vista por dentro: o desenvolvimento de competências para o exercício de uma cidadania ambiental.

 

Educação do Campo: conceitos e princípios (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A História da Educação do Campo: a Educação Rural no Brasil; paradigma da Educação do Campo e o papel dos movimentos sociais. Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo: contextualização no cenário da educação do campo; caracterização, concepções e princípios da educação do campo. Concepção de Educação do Campo no Brasil: a abordagem da educação do campo nos movimentos sociais; a abordagem do Estado para a educação do campo. Educação do Campo e Ensino de Geografia: a Geografia do campo brasileiro; geografia, movimentos sociais e luta pela terra; perspectivas do ensino de Geografia na Educação do Campo.

 

Ensino das Temáticas Físico-Naturais na Geografia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Geografia física: paradigmas científico-filosóficos. Geografia física, práticas curriculares e formação de professores. Relação entre o conteúdo e a didática no ensino das temáticas físico naturais. As temáticas físico-naturais nos livros didáticos de geografia: avaliações, contextos e explorações. As categorias de análise geográfica no ensino das temáticas físico-naturais. Sequências, metodologias e recursos didáticos para o ensino das temáticas físico-naturais.

 

Ensino de Geografia e Currículo (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os estudos curriculares no campo da educação e do Ensino de Geografia. Epistemologia do conhecimento geográfico na escola. Aproximações e distanciamentos entre currículo escolar e saberes de referência da Geografia. As teorias da transposição e da recontextualização didáticas. Significados e papéis da escola na contemporaneidade. Desigualdades educacionais, diversidade cultural e a questão da justiça escolar. Ensino de Geografia e o conceito de conhecimento poderoso.

 

Estratégias e Práticas de Ensino em Geografia Física (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Temas e conceitos da Geografia Física. Mudanças ambientais. Metodologias ativas de ensino. Práticas pedagógicas e recursos educacionais: mídias; planejamento e realização de trabalho de campo, experimentos, construção colaborativa dos recursos, utilização de dados, recursos tecnológicos, entre outros.

 

Formação docente em geografia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Formação do Professor no Brasil: a legislação e a emergência de uma escola na modernidade e suas implicações na formação de professores; as teorias educacionais; os métodos de ensino. A formação do professor de Geografia: currículo e profissionalização. Currículo e processo didático: as bases curriculares para o ensino básico no Brasil; mudanças e suas implicações. Projeto Político Pedagógico nas escolas: ações e reflexões; planejamento, execução e avaliação do processo ensino/aprendizagem. O fazer pedagógico em Geografia e os Instrumentos Legais do Ensino: o saber e o fazer geográfico; as implicações das legislações para a prática pedagógica; as possibilidades e limites do ensino de geografia na escola básica.

 

Geodiversidade e Ensino de Geografia: dimensões pedagógicas, identidade e Geoconservação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Uma breve perspectiva histórica das abordagens sobre Geodiversidade e Geoconservação: do Patrimônio Geológico à Geodiversidade. A Geoconservação para além da Educação Ambiental. Geodiversidade e Geoconservação - Ferramentas à Serviço do Debate sobre a Indissociabilidade entre a Geografia Física e Geografia Humana: a paisagem como recurso verdadeiramente capaz de superar uma das mais antigas dicotomias da Ciência Geográfica. Territórios materiais e imateriais como instrumentos de edificação da identidade. A Geoconservação e os Múltiplos Espaços de Construção do Saber: as fronteiras entre a educação formal, não formal e informal no contexto da Geoconservação. O aluno como multiplicador da valorização da Geodiversidade dentro e fora da escola. Ensaios sobre a Geodiversidade e Geoconservação nas Serras de Minas Gerais em um contexto de prática pedagógicas: a Geodiversidade das regiões biogeográficas do Quadrilátero Ferrífero, Serras da Canastra, do Cipó, Caparaó e da Bacia do Rio Doce: rochas, solos, geomorfologia e clima. Os territórios e seus sujeitos: aspectos socioculturais e modo de vida. Os conflitos em torno dos agentes de construção e apropriação do espaço e suas múltiplas identidades. Os espaços do saber: educação formal, agentes comunitários, educação ambiental, unidades de conservação e os espaços invisíveis de construção do saber.

 

Geoiconografia e Multimídias (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os campos do conhecimento e as denominadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Os temas da Fotografia para a ciência geográfica: fotogeografia e o processo de ensinoaprendizagem. Os elementos fílmicos como elementos de transposição didático-pedagógica. O papel das multimídias no contexto da educação geográfica.

 

Geografia, Educação e Inclusão (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Política nacional de atenção educacional às pessoas com necessidades especiais, minorias e demais casos de negação de direitos na sociedade. A formação de professores numa perspectiva de atendimento à diversidade. Prática Pedagógica e acesso ao conhecimento numa perspectiva inclusiva. A inclusão a partir das diferenças nas aprendizagens com ênfase na educação de jovens e adultos. A apropriação espacial da escola para construção da autonomia.

 

Geografia Física e Ensino (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A Geografia Física na escola. O meio ambiente e os impactos ambientais como conteúdos pedagógicos. Os principais aspectos geológicos, os climas, a geomorfologia e os solos do Brasil. As grandes bacias hidrográficas e a integração regional. O livro didático de Geografia. Metodologias de ensino de Geografia Física. Relação entre os diferentes aspectos ambientais com a transformação do espaço.

 

Linguagens e educação geográfica (4 créditos, 60 horas)

Ementa: As linguagens na construção do pensamento espacial; características e potencialidades das diferentes linguagens em percursos educativos; experimentações com diferentes linguagens na educação geográfica.

 

Métodos de pesquisa aplicados ao ensino de geografia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O objetivo desta disciplina é oferecer uma introdução de amplo espectro à pesquisa na ciência geográfica, permitindo aos estudantes desenvolver suas habilidades em reconhecer, descrever e avaliar diferentes tipos, princípios e práticas de pesquisa na geografia e na educação. Além de enfocar a pesquisa bibliográfica e revisão de literatura críticas, o curso também propiciará experiências práticas com a pesquisa voltada às questões de ensino da geografia de forma a engajar os estudantes na construção de uma reflexão ao mesmo tempo empiricamente embasa e crítica.

 

Metrópole, região e novas regionalizações (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A região como categoria de análise na Geografia. Evolução histórica do conceito de região e dos métodos de regionalização. Concepções recentes da região e novas formas de regionalização. A metrópole nos estudos da Geografia. Formas recentes de compreensão do processo de metropolização. A metrópole e a região, concepções recentes: megarregião, cidade-região global, urbanização difusa, urbanização regional. A situação no Brasil e o caso de Brasília.

 

Novas tecnologias na educação geográfica (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina oferece uma introdução crítica a teorias e metodologias relevantes ao uso de novas tecnologias aplicadas ao temário geográfico a partir de ambientes de interação individual ou em grupo. O objetivo é ajudar os estudantes a desenvolverem uma consciência crítica acerca do potencial e alcance do aprendizado mediado pela tecnologia com ênfase na construção das competências inerentes à geografia. O curso enfatiza o planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de aquisição do conhecimento mediado pelas tecnologias, com foco sobre o professor/aprendiz como fonte da produção e uso das ferramentas tecnológicas (tradicionais e contemporâneas).

 

O Ensino de Geografia e os temas transversais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O ensino de Geografia e os documentos oficiais do sistema educacional brasileiro. Objetivos, habilidades e competências e o ensino de Geografia na educação básica. Os temas transversais: escolhas e estratégias didáticas. Gênero e sexualidade, questões étnicas raciais e racismo ambiental.

 

O trabalho de campo enquanto prática pedagógica verticalizada à análise de sistemas ambientais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O trabalho de campo e sua importância no ensino de Geografia. Lócus da atividade de campo na educação como metodologia: construção do conhecimento, discussão de organização e técnicas empregadas; embasamento para a observação, descrição e análise da paisagem; educação básica em trabalho de campo associada à pesquisa - uma proposta integradora.

 

Os campos de pesquisa em geografia e seus lugares: (re)leituras do espaço social (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Ciências Humanas - conceitos e temas: sentidos e territórios das Ciências Humanas na Educação Básica. Espaço e tempo: identidades dos sujeitos. Os Campos de pesquisa em Geografia: a pesquisa como princípio científico e educativo; os métodos de pesquisar em Geografia. A Pesquisa em Geografia e a Formação de Professores: a importância da formação do professor-pesquisador; a importância da formação de alunos-pesquisadores.

 

Organização e produção de jogos e de materiais didáticos escolares em Geografia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os jogos e os materiais didáticos no ensino de Geografia. Produção de materiais didáticos como competência docente. Múltiplas linguagens e tipos de materiais didáticos. Potencialidade lúdicopedagógica de jogos e materiais didáticos. Gamificação como estratégia de ensino. TICs como recursos didáticos. Mobile Learning e uso do celular nas aulas de Geografia.

 

Pesquisa em Educação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Elementos definidores do processo de investigação científica. Características do Conhecimento Científico: pesquisa; conceito; tipos de pesquisa; elementos básicos da pesquisa; Revisão da Literatura. Principais procedimentos e técnicas de pesquisa: Pesquisa Qualitativa X Pesquisa Quantitativa. Pesquisa qualitativa: evolução e desafios; tipos de pesquisa qualitativa; métodos e metodologia de pesquisa; estudo dos elementos constitutivos da pesquisa em educação; leitura de relatórios de pesquisas; etnografia e observação participante. Pesquisa e educação geográfica.

 

Percurso histórico da geografia escolar brasileira (4 créditos, 60 horas)

Ementa: As geografias escolares dos viajantes e cartógrafos. A construção de conhecimentos da geografia escolar e da pedagogia da interação homem x meio. Educação e geografia na formação social capitalista: formação, perspectivas republicanas e burguesas da educação e de geografia escolar brasileira. A educação nacional e a geografia pátria; o debate internacional: o que deve ser a geografia. As reformas no mundo da educação e na geografia (LDBEN, PCN´S, DCN´S, BNCC). Renovação pedagógica.

 

Representação de Dados Geográficos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução ao Geoprocessamento. Representação Espacial. Escalas de Desenho. Conceitos de Cartografia Básica. Tipos de Dados Geográficos. Georeferenciamento de Dados. Estrutura de Dados num SIG. Análise Espacial num Ambiente SIG. Consulta a Banco de Dados. Noções de Sensoriamento Remoto e Integração com o SIG. Produção Cartográfica.

 

Tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino de geografia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Recursos Didáticos e Metodologias no ensino de Geografia: conceitos de Educação Geográfica, Geografia Escolar e Ensino de Geografia; Recursos didáticos no ensino de Geografia. Tecnologias de Informação e Comunicação: conceitos e definições. Fontes de recursos didáticos digitais (repositórios virtuais). Ambientes virtuais de aprendizagem. Jogos digitais. Softwares para dispositivos móveis. Tecnologias assistivas. Geotecnologias no Ensino de Geografia: ferramentas de localização. Aplicativos para dispositivos móveis. Usos dos Sistemas de Informações Geográficas no ambiente escolar.